quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sobre vida no coletivo

Sempre quis escrever sobre a educação ou a falta dela nos coletivos do RJ. Eu ando muito de ônibus e nos mais variados horários. Vejo que as pessoas são mal educadas e totalmente sem noção. Quando eu tô na TPM, putz grila...me irrita demais!
Vamos aos mais irritantes e vergonhosos...

1- Quando estou ainda no ponto, aguardando. Visivelmente cheguei primeiro e quando faço sinal uma outra pessoa se enfia na minha frente pra entrar no ônibus. Haja bom humor!

2- Quando estou em pé, me segurando, cheia dos meus bagulhos na mão (leia-se pastas, jaleco, livros, bolsa pesada...) e uma pessoa passa com sua mochila me derrubando. Faço um olhar mortífero, mas não xingo (ainda tentando ser uma lady).

3- Eu evito ao máximo sentar nos lugares destinados a idosos, gestantes e deficientes. Quando sento, sempre aparece um idoso às 5 da matina pra sentar no lugar. Im-pres-sio-nan-te!

4- Pior: quando eu não estou sentada nesses lugares reservados, me aparece um desses e fica me empurrando, fazendo cara de coitado, de cansado. Sério...por que essa pessoa não enche a paciência daquele que está sentado no lugar destinado a ele? Acho que é alguma perseguição comigo.

5- Mico de ônibus: levantei-me, certa vez, para dar lugar a uma senhorinha que mal se aguentava em pé e ainda estava com compras nas mãos. Sabe o que ela fez? Começou a esbravejar que eu estava dizendo que ela era velha. "Eu posso ficar em pé, minha filha!" Ai, que vergonha!

6- Outra coisa que me corrói por dentro é quando o ônibus chega no terminal (ponto final). Eu sempre levanto antes para ser uma das primeiras a sair. Irrita profundamente quando aqueles seres ficam sentados até o ônibus parar, levantam só depois e ainda se jogam na minha frente pra eu dar espaço. Eu sou escrota! Não dou passagem, levantasse antes! E tenho dito!

7- Eu tenho medo de andar na Av. Brasil com motoristas loucos e recalcados por não serem pilotos de F-1. Eu vou falando "Ai, meu Deus", "Tenha misericórdia, Senhor" do Centro até em casa.

8- Antigamente eu até conversava com pessoas no ônibus...antigamente...

9- Eu também não gosto das meninas-colegial que ficam dando mole para motoristas ou trocadores. Será que só eu me incomodo com o comprimento da saia delas? Ninguém vê quando elas saem de casa?

10- Mico que me fez evitar ao máximo sentar nos lugares reservados: tomei um safanão no cocoruto por estar dormindo, não ter visto uma senhorinha em pé e não ter dado o lugar. Gente, violento acordar com uma moca na cabeça....totalmente indefesa e inocente! Mas agora é engraçado...

2 comentários:

Kamila disse...

Adorei suas histórias de coletivo. Eu tenho algumas, mas todas envolvem situações meio doidas. Para minha sorte, sempre cruzei com pessoas educadas e solícitas nos ônibus que frequentei...

Carol disse...

Kamila,
no horário em que eu pego, as pessoas ainda reagem com o instinto feroz de quem ainda está dormindo. hihi
Obrigada pelo comentário! =)